Bahia reduz em 17,5% casos de dengue

SAÚDE – No primeiro semestre deste ano foram registradas 7.835 ocorrências a menos em comparação ao mesmo período de 2011

De janeiro a junho deste ano, a Bahia registrou redução de 17,5% no número dos casos de dengue em relação ao mesmo período de 2010. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram notificadas 36.968 ocorrências da doença – 7.835 a menos que em 2010.

Os dados foram apresentados ontem durante a cerimônia de homenagem e certificação dos municípios participantes do Projeto Piloto de Mobilização para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), com a presença de prefeitos e secretários da Saúde.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, o Governo do Estado tem desenvolvido, em parceria com municípios e Ministério da Saúde, diversas ações para prevenir epidemias e reduzir as ocorrências de morte por dengue.

Dentre as iniciativas estão a aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), que ajuda a interromper a transmissão do mosquito, capacitação de médicos multiplicadores em diagnóstico e manejo clínico do paciente com dengue, mobilização social, entre outras.

Jesuína: ações buscam prevenir as epidemias

"É importante as pessoas e as prefeituras estarem atentas aos criadouros frequentes do mosquito aedes aegypti para que possam ser desenvolvidas estratégias voltadas à eliminação permanente desses locais, onde se reproduzem o mosquito", alertou Jesuína.

 Prevenção – Os gestores e líderes comunitários homenageados são de dez municípios, que apresentavam maiores índices de infestação e letalidade por dengue, e hoje participam do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia. Salvador, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Irecê, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas receberam certificados, e os líderes comunitários, troféus.

Fonte: Diário Oficial

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *