Sesab e FLEM realizarão seminário em Eunápolis

Eunápolis convoca toda população para intensificação de ações contra a dengue

Eunápolis terá, na próxima semana, um importante evento de mobilização da sociedade para a prevenção e o controle da dengue. Trata-se do Seminário de Sensibilização da Rede de Parceiros da Mobilização Social, que acontece no dia 3/08 (quarta-feira), na Câmara dos Vereadores, a partir das 8h30.

O evento faz parte do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, que vem sendo promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com doze municípios baianos e com apoio técnico e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

 No Seminário de Sensibilização da Rede de Parceiros da Mobilização Social, tanto a sociedade civil quanto as autoridades governamentais, em seus diversos níveis, serão envolvidas no trabalho de controle da dengue. As formas de participação na mobilização são muitas. Uma empresa pode doar água mineral ou lanche para uma caminhada de conscientização em seu bairro. Um órgão público pode ceder espaço para palestras com orientações de utilidade pública. Uma organização do terceiro setor pode acionar seus contatos para engajar pessoas da comunidade nas ações.

No dia anterior ao seminário, durante todo o dia (2/08), as equipes da Sesab, Flem e Secretaria da Saúde do Município irão percorrer os bairros para um diagnóstico preliminar, identificação de lideranças locais e divulgação da mobilização.

Os trabalhos serão desenvolvidos em dez bairros já definidos, selecionados a partir do Índice de Infestação Predial (IPP), incidência da dengue, e ainda aqueles bairros que possuem pendências em relação à visitação dos agentes de combate às endemias. Os bairros são: Pequi, Rosa Neto, Jucir Rosa, Gusmão, Minas Gerais, Itapoã, Santa Lúcia, Urbis I e II, Alecrim I (Thiago de Melo) e Moisés Reis.

Visando dar sustentabilidade às ações e facilitar a comunicação e a troca de ideias entre os envolvidos, o projeto conta com o Sistema de Informação da Mobilização Social (SISMOB), um software disponibilizado pela SESAB e desenvolvido pela FLEM especialmente para esse trabalho.

Outras ações da Mobilização
Outras atividades previstas no Projeto incluem fóruns para definição dos articuladores, constituição do grupo de trabalho para conscientização da população sobre a importância da luta contra a dengue, oficinas de capacitação dos articuladores, construção do plano de ação para mobilização dos bairros, e enfim, a execução do plano, com palestras, faxinaços, etc.

Dengue
Atualmente, a Dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública da Bahia. No ano de 2011, até a semana epidemiológica 28 (16/07) foram notificados 40.942 casos. Até o momento, 384 (92%) municípios notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica. Nas últimas três semanas, os municípios que registraram maior número de notificações foram Feira de Santana, Juazeiro, Eunápolis, Itabuna, Barreiras, Porto Seguro, Jequié, Novo Horizonte, Guanambi e Itabela, que concentram 71% das notificações recentes.

A transmissão da doença se faz através da picada do mosquito Aedes aegypti que esteja contaminado com o vírus da dengue. A dengue não é transmitida por meio do contato direto de uma pessoa doente para outra pessoa nem através de água, alimentos ou quaisquer objetos.
 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *