FLEM fará gestão do programa Primeiro Emprego em parceria com o Governo do Estado

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (30) o Programa Primeiro Emprego, que irá contratar, até 2018 nove mil jovens egressos da Rede Estadual de Educação Profissional, formados a partir de 2015. A Fundação Luís Eduardo Magalhães será uma das executoras do programa na área da gestão pública estadual.

No setor público, neste primeiro momento, as vagas serão destinadas às áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública. A meta é preencher, apenas no setor público, 4,5 mil vagas até novembro de 2017, e outras 4,5 mil até novembro de 2018. Até o momento, mais de 80 empresas privadas também já manifestaram interesse em participar do programa.

“O programa é um estímulo para melhorar a qualidade das nossas escolas e para a juventude que busca uma oportunidade, para que ela possa se destacar pelo seu talento, pela sua dedicação, não por favores ou indicações de políticos. Será pelo esforço pessoal de cada jovem que eles vão entrar e permanecer no mercado de trabalho, a partir deste primeiro contato, desta primeira experiência”, destacou emocionado o governador Rui Costa, ao lembrar que com o seu primeiro salário conseguiu ajudar na reforma da sua casa.

Walter Pinheiro, secretário da educação, destacou os investimentos do Estado no setor. Para ele, ofertar “o primeiro emprego é garantir que a juventude tenha um caminho na vida”. Na avaliação do superintendente-geral da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Jones Carvalho, além de abrir as portas para o primeiro emprego, o programa do governo estadual irá ajudar também na modernização do Estado. “Para FLEM é alegria muito grande fazer parte da execução do Programa, pois iremos transformar a vida de milhares de famílias”, afirmou.


A coordenadora do Programa Primeiro Emprego, Lúcia Fálcon, explicou que o programa cumpre o papel de facilitar o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho. A coordenadora destacou ainda a importância da FLEM e FESF, no gerenciamento do programa, que está estruturado na metodologia de Aprendizado através da solução de problemas.