ELEIÇÃO DOS(AS) REPRESENTANTES DO PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO

 

O Programa Primeiro Emprego – PPE, com o intuito de promover a participação democrática nos espaços coletivos de gestão, realizará eleições para escolher representações do PPE entre os(as) trabalhadores(as) educandos(as) em municípios e órgãos demandantes que participam do Programa.

A escolha destes representantes será pautada na perspectiva de fortalecer o Programa, provocar uma atuação multiplicadora, solidária e colaborativa, estimular o desenvolvimento de habilidades capazes de interagir e se relacionar em grupos, mediar conflitos com criatividade, e promover a empatia e escuta sensível.

O processo eleitoral para escolha de representantes do Programa Primeiro Emprego é uma oportunidade de aprendizagem que se dará por eleição direta realizada virtualmente, numa ação integrada entre a FLEM, FESF-SUS e coordenada pela Casa Civil. A participação dos(as) beneficiários(as) se dará de forma voluntária, não remunerada, sem prejuízo do processo de trabalho nas unidades de lotação.

  • Para baixar o documento de Orientações Gerais para o processo eleitoral clique aqui.
  • Para se candidatar ao processo eleitoral Clique aqui.

 

SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO ELEITORAL

1 – O QUE É O PROCESSO ELEITORAL DO PPE?

O processo eleitoral para escolha de representantes do Programa Primeiro Emprego tem como objetivo eleger de forma direta representantes do PPE por município, território de identidade e  representante estadual por órgão demandante.

 

2 – QUEM PODE SE CANDIDATAR A REPRESENTANTE DO PPE?

Beneficiários(as) entre 03 e 12 meses de contratação só podem se candidatar a 01 (uma) categoria: municipal, territorial ou estadual.

 

3 – COMO SERÁ A COMPOSIÇÃO?

  • REPRESENTANTE MUNICIPAL

01 representante e 01 vice-representante por município.

Qualquer beneficiário(a) lotado(a) em cidades com o número de trabalhadores igual ou superior 15 (quinze) poderá se candidatar. Em Salvador, teremos um representante para cada 300 beneficiários.

Para conhecer os municípios que poderão ter representantes, clique aqui.

  • REPRESENTANTE TERRITORIAL

01 representante e 01 vice-representante por território de identidade.

Os territórios que tiverem mais de 100 beneficiários poderão ter mais de um representante. A Região Metropolitana de Salvador, será dividida em dois grupos, contemplando representante de Salvador e de outro município da região (Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e outros).

Para conhecer os territórios de identidade que poderão ter representantes, clique aqui.

  • REPRESENTANTE ESTADUAL

01 representante e 01 vice-representante estadual/demandante.

Este nível é exclusivo para beneficiários(as) lotados nos órgãos demandantes de Salvador. Os órgãos que não possuírem sede em Salvador (CEPED, UESC, UEFS, UESB) escolherão seus representantes nos municípios das sedes desses órgãos.

Para conhecer os órgãos demandantes que poderão ter representantes, clique aqui.

4 – O QUE FAZ UM REPRESENTANTE DO PPE?

O representante do PPE terá um papel importante dentro do seu nível de representação, mas principalmente, se espera da representação que ela possa provocar uma atuação multiplicadora, solidária e colaborativa, seja capaz de interagir e se relacionar em grupos, sempre com a escuta sensível e empatia. Abaixo listamos algumas atribuições dos representantes do PPE: 

  • Socializa as informações entre os(as) beneficiários(as) do PPE;
  • Atua como ponto de apoio para esclarecimentos de dúvidas, proposição de ideias e ações coletiva entre os(as) beneficiários(as), contribuindo no desenvolvimento do Programa;
  • Articula e dialoga sobre projetos e pautas referentes ao PPE junto ao Governo do Estado da Bahia, Casa Civil, órgãos demandantes, Fundações (FLEM/FESF-SUS) e outros atores sociais;
  • Participar de espaços de gestão coletiva e de formação em nível local, municipal e/ou territorial no âmbito do Programa quando solicitado/convocado;
  • Identificar prioridades, desafios e êxitos a partir da realidade local do seu órgão, relacionadas a demandas referentes ao Programa Primeiro

 

6 – QUANTO TEMPO DURARÁ O MANDATO DO REPRESENTANTE?

O mandato do(a) representante terá a vigência de 12 meses, sem possibilidade de renovação.

 

7 – COMO FAÇO PARA ME INSCREVER?

Se você se identifica com o processo eleitoral e está enquadrado nos critérios para os elegíveis acesse o link abaixo para efetuar sua inscrição.

As inscrições estarão disponíveis de 10 a 28 de fevereiro de 2020.

Para se inscrever, clique aqui.

 

8 – COMO SERÁ A VOTAÇÃO?

Após as inscrições, os perfis e vídeos dos(das) candidatos(as) estarão disponíveis  para acesso de todos os(as) beneficiários(as) conhecerem os candidatos do seu município, território ou órgão demandante.

A escolha do(da) representante será feita através de votação virtual pelos(as) beneficiários(as) participantes do PPE, de acordo com o nível municipal, territorial ou estadual.

O(a) representante será aquele(a) que obtiver maior número de votos, o(a) vice-representante será o(a) segundo mais votado(a).

Lembre-se! Mesmo que você não tenha candidato no seu município, você poderá votar no seu representante territorial e representante estadual.

 

9 – COMO SERÁ A POSSE DOS REPRESENTANTES?

Os(as) beneficiários (as) eleitos a titulares e vices, serão empossados(as) em cerimônia realizada em salvador. Os representantes também participarão de uma formação com carga horária de 20h em Salvador.