PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO

PORTFÓLIO

Iniciado em 2016, o Programa Primeiro Emprego – PPE é uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovido pelo Governo da Bahia e operacionalizado pela Fundação Luís Eduardo Magalhães – Flem para inserir egressos do ensino técnico da Rede Estadual de Educação Profissional no mundo do trabalho.

Selecionados a partir do desempenho no curso técnico profissionalizante, os beneficiários do PPE que se encaixam nos critérios de nota e que não tiveram registro em carteira por mais de um ano, ganham dois anos de contrato de trabalho com carteira assinada e benefícios como auxilio alimentação, transporte e plano de saúde, para atuarem na sua área de formação técnica numa das mais de cinquenta Secretarias e Órgãos do Governo do Estado da Bahia. Saiba mais.

Desde 2016, mais de 2.500 mil pessoas, em 180 municípios da Bahia, tiveram sua primeira experiência profissional, foram qualificadas através de cursos de aperfeiçoamento e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar da Flem. Ao final dos dois anos de contrato de trabalho, a experiência é consolidada em um relatório em que o técnico sugere melhorias a serem implantadas no seu local de trabalho, contribuindo assim com a qualificação dos serviços públicos do Estado.

O Programa Primeiro Emprego é um programa do Governo do Estado da Bahia, instituído pela Lei nº 13.459 de 10 de dezembro de 2015 e lançado em novembro de 2016. É uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM e Fundação Estatal de Saúde da Família – FESF/SUS, para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho, além de estimular uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados.

Os beneficiários contratados têm a Carteira de Trabalho assinada, com todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de dois anos e a remuneração nos órgãos estaduais é de um salário mínimo, além de plano de saúde (PLANSERV), vale transporte e ticket de alimentação. Os técnicos irão preencher vagas na sua área de formação técnica numa das mais de cinquenta Secretarias e Órgãos do Governo do Estado da Bahia. Ver menos.

contratados
2016
contratados
2017
contratados
2018
contratados
2019
contratados
2020
Flem - Três anos transformando
a vida de 5803 jovens
Benefícios
salário mínimo
vale transporte
ticket alimentação
plano de saúde
carteira assinada
direitos garantidos
2 anos de contrato
Férias
Quero meu 1º emprego

Para participar você tem que ser egresso do ensino público profissionalizante, formado após o ano de 2015 e atender às condições para participar do Programa Primeiro Emprego. Para que os estudantes e egressos sejam contatados, é importante que estejam com seus dados cadastrais atualizados no banco de dados da Secretaria Estadual da Educação.

 

Atualize seu cadastro



Sou beneficiário

Acesse os cursos AVA, faça download do Guia do Beneficiário e tire suas dúvidas sobre salário, vale transporte, vale-refeição/alimentação, plano de saúde, salário família, férias, contracheque, fardamento, folha de frequência, programa de aperfeiçoamento profissional, monitoramentos, licenças e afastamentos.



Cursos AVA

O Programa de Aperfeiçoamento Profissional oferece cursos para que você se qualifique cada vez mais para o mercado de trabalho. Esses cursos são obrigatórios e oferecidos na modalidade de ensino a distância (EAD). Alguns dos cursos são comuns a todos, independente da sua formação técnica, mas ligados à sua área de atuação. Fique atento ao seu e-mail! Você receberá todas as orientações de acesso aos cursos, quando os mesmos estiverem disponíveis.




Baixe aqui o seu guia
Perguntas Frequentes
Quais são os principais contatos do Programa Primeiro Emprego?

Telefones:
– 71 3103-7567 / 3103-7587

E-mails:
– primeiroemprego@flem.org.br
– salario@flem.org.br
– beneficiosrs@flem.org.br
– planosaude@flem.org.br
– atestado@flem.org.br
– ferias@flem.org.br

Telefones Tutores – AVA:
– 71 3103-7504 / 7505 / 7506

Email AVA:
– primeiroemprego.ava@flem.org.br

Redes Sociais:
– Instagram: @primeiroempregoflem
– Facebook: @primeiroempregoflem

Como são feitos os Monitoramentos?

Trimestralmente, ou quando necessário, você receberá a visita de um técnico da Flem que vai acompanhar o desenvolvimento das suas atividades. Nesses momentos você terá a oportunidade de relatar suas atividades desenvolvidas, suas dúvidas, etc.

Em caso de mais esclarecimentos, entre em contato com a equipe Flem.

Como tenho acesso aos cursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA?

Fique atento ao seu e-mail. Você receberá todas as orientações de acesso ao curso, quando este estiver disponível.

Os cursos estão disponíveis no link: http://primeiroempregobahia.flem.org.br/

Programa de Aperfeiçoamento Profissional – AVA

O Programa de Aperfeiçoamento Profissional oferece cursos para que você se qualifique cada vez mais para o mercado de trabalho.

Esses cursos são obrigatórios e oferecidos na modalidade de ensino a distância (EAD).

Alguns dos cursos são comuns a todos, independente da sua formação técnica. Outros são de formação específica, mas ligados à sua área de atuação.

Fique atento ao seu e-mail. Você receberá todas as orientações de acesso ao curso, quando este estiver disponível.

Como justifico minha falta/ausência?

Os dias de falta, inclusive os justificados, serão descontados dos Vales alimentação/refeição e transporte, visto que estes benefícios são oferecidos para dias úteis trabalhados, ou seja, para utilização em refeições durante o dia de trabalho e deslocamento residência -> trabalho e trabalho -> residência.

Para justificar ausência, você deverá acessar da mesma forma, porém clicar em login. Após isso, na lateral esquerda do sistema, deve clicar em “justificar ausência”.

No final do mês ela deverá ser impressa, utilizando o campo “administrar frequência” assinada por você e o seu coordenador local deverá carimbar e, também, assinar. Depois você digitaliza e anexa no próprio sistema.

Em caso de faltas, você deverá justificar no prazo máximo de 48 horas. Em caso de atestados, você deverá anexá-lo ao SRF.

Todas as justificativas devem ser anexadas no SRF.

Como registro minha frequência pelo Sistema de Registro de Frequência – SRF?

Para registrar sua frequência você deverá utilizar o Sistema de Registro de Frequência – SRF, por meio do link srf.flem.org.br

O login e senha são os mesmos que você recebeu por e-mail para visualização do contracheque. Caso não tenha recebido até o momento, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento e solicite o reenvio.

Ao acessar, você deverá clicar em “Registrar Frequência”. Caso contrário, a ausência não justificada será descontada do salário.

Se você chegou 08h07 deve ser registrado 08h07 e não 08:00 ou 08:30. Tem que ser assim também na saída para o almoço, no retorno e no final do expediente.

É obrigatório tirar uma hora de almoço/descanso no mínimo.

Em caso de faltas, você deverá justificar no prazo máximo de 48 horas. Em caso de atestados, você deverá anexá-lo ao SRF.

Veja abaixo o passo a passo do SRF:

 

Qual minha carga horária?

Sua carga horária é de 40 horas por semana, sendo 8 horas diárias, devendo, obrigatoriamente, tirar 1 hora de almoço/descanso por dia. Caso precise sair mais cedo, em outro dia, dentro do mesmo mês, deverá compensar o período.

Como recebo meu fardamento?

Recebe em mãos, no ato da contratação, juntamente com o seu crachá.

Você deverá trabalhar uniformizado e para isso receberá 2 camisas brancas (por ano), modelo pólo, que deverá ser usada com calça preta ou jeans azul (não são permitidos os modelos rasgados) e sapato fechado, juntamente com o seu crachá.

Como recebo meu contracheque?

É digital. Logo após sua contratação você receberá login e senha por e-mail. Acesse o site contracheque.flem.org.br, digite o login e a senha e selecione o mês desejado. Caso esqueça sua senha, clique em “esqueceu a senha” e insira seu e-mail e CPF.

Quanto recebo de salário de férias?

No mês de férias você vai receber um salário antecipado e mais 1/3 do seu salário. Mas fique atento, pois quando retornar, não receberá salário, porque já o recebeu antecipado.

O que preciso fazer para solicitar minhas férias?

Você deve enviar sua solicitação para o RH da Flem com até 60 dias antes do vencimento. Seu primeiro período de férias acontece logo após completar 12 meses de contrato.

Para que você seja liberado para aproveitar suas férias, precisará assinar o recibo e aviso de férias e enviá-los para a Flem, juntamente com a sua carteira de trabalho para as devidas anotações. O aviso deve ser assinado, digitalizado e enviado para o e-mail: férias@flem.org.br

Posso tirar até quantos dias de férias?

Você só pode ter 30 dias corridos de férias. A data de início deverá ser o primeiro dia útil do mês.

Quando terei direito a férias?

Você terá direito a férias após um ano de trabalho.

Tenho direito ao salário família?

O beneficio, no valor de R$ 48,62, por filho, é concedido apenas para quem tem filhos menores de 14 anos, após entrega dos documentos descritos abaixo:

– Filho(s) menor(es) de 5 anos:  enviar para o RH da Flem a certidão de nascimento, cartão de vacinação atualizado e CPF do dependente.

– Filho(s) maior(es) de 5 anos: enviar para o RH da Flem a certidão de nascimento, cartão de vacinação atualizado, atestado escolar e CPF do dependente.

– Envio: os documentos devem ser enviados para o e-mail: admissão@flem.org.br

Sobre licenças e/ou afastamentos.

Nascimento de filho (a): Licença de 120 dias corridos para as mães e 5 dias corridos para os pais.
A Certidão de Nascimento do bebê deve ser apresentada ao RH no prazo máximo de 48 horas após o registro de nascimento, enviando para: atestado@flem.org.br
Até que a criança complete 6 meses, a mãe terá direito a dois períodos de 30 minutos durante a jornada de trabalho para amamentação.

Casamento: mediante apresentação da certidão, anexada no SRF (Sistema de Registro de Frequência), o(a) beneficiário(a) poderá tirar licença de 3 dias corridos.

Óbito do pai, mãe, filho(a), avô ou avó: o(a) beneficiário (a)terá direito a dois dias corridos de afastamento, mediante apresentação do atestado de óbito do ente querido, anexada no SRF.

– Envio: todos os atestados/comprovações devem ser apresentados no prazo máximo de 48 horas.

Tenho direito a plano odontológico?

O plano odontológico não está no projeto do Programa Primeiro Emprego.

Posso incluir algum parente como meu dependente no plano de saúde?

Não. O Programa Primeiro Emprego ainda não possibilita essa inclusão.

Assinei o contrato. Já posso usar o plano de saúde?

Ainda não. Caso você seja contratado(a) depois do dia 3 do mês, o desconto do plano de saúde só será feito no mês seguinte, logo, ao ser descontado, você já está automaticamente autorizado a usar o plano.

Quando recebo meu cartão do plano de saúde?

O cartão é virtual e para solicitar basta ligar 0800 56 6066 (quando ligar de telefone fixo) e 71 3402-3700 (quando ligar de celular). Se você quiser imprimir o cartão, acesse o site planserv.ba.gov.br/beneficiario/cadastrar-senha/ e se cadastre. Depois de cadastrado (a), no próprio site (planserv.ba.gov.br) clique em “acesso área restrita” e logo depois em “cartão virtual”.

Se eu precisar usar o plano de saúde mais do que tenho direito?

Caso necessite fazer alguns procedimentos, além dos disponibilizados, você precisará pagar um valor a mais. De acordo com a tabela do Planserv, você pagará 20% do valor da consulta eletiva ou urgência/emergência. Para exames laboratoriais você pagará, no máximo R$ 10,00 por cada exame e R$ 30,00 no total, por mês.

Meu plano de saúde me dá direito a o quê?

Anualmente você tem direito a:
– 12 consultas eletivas (aquelas que podem ser agendadas antes)
– 10 atendimentos de urgência e emergência
– 30 exames de laboratório
– 8 exames de apoio diagnóstico
– 12 consultas para acompanhamento pré-natal, durante a gestação
– 10 sessões de fisioterapia.

Quanto pago pelo meu plano de saúde (PLANSERV)?

Se na admissão você escolheu o plano de assistência básico, o valor de R$ 87,10 será descontado do seu salário. Caso tenha escolhido o plano de assistência especial, o desconto será de R$ 152,10.

Em caso de perda ou roubo do meu cartão de vale-refeição/alimentação, como devo proceder?

Entre em contato o mais rápido possível com a Central de Relacionamentos pelo telefone (71) 3103-7500 e informe o ocorrido. Após seu contato, o RH vai providenciar o envio de outro cartão.

Recebi meu cartão vale-refeição/alimentação, mas está bloqueado. O que faço?

Entre em contato com o número que aparece impresso no cartão e solicite o desbloqueio. Normalmente o desbloqueio acontece no mesmo instante.

Posso preferir não receber o vale-refeição/alimentação?

Pode. Basta não autorizar o recebimento e desconto na ficha que você deve preencher na sua admissão.

Quanto de vale-refeição/alimentação será descontado do meu salário?

Será descontado do seu salário 20% do valor que foi creditado no vale alimentação/refeição. Por exemplo: No mês que for creditado R$ 330,00 haverá um desconto de R$ 66,00.

Posso receber o vale-refeição/alimentação em dinheiro?

Não. Só existem duas formas de receber esse benefício: vale-alimentação ou vale-refeição.

Quanto recebo de vale-refeição/alimentação?

Como auxilio alimentação, você receberá R$ 15,00 por dia de trabalho.

Recebo em casa a segunda via do meu cartão de vale transporte?

Não. A flem vai entrar em contato com você para ver a melhor forma de fazer o cartão chegar a suas mãos. O cartão pode ser enviado para sua unidade de trabalho ou para o escritório Flem mais próximo de você.

Em caso de perda ou roubo do meu cartão de vale transporte, como devo proceder?

Entre em contato, o mais rápido possível, com a Central de Relacionamentos (CR) pelo telefone (71) 3103-7500 e explique o ocorrido. Após seu contato, a CR vai acionar o setor de Recursos Humanos (RH) da Flem, que providenciará o bloqueio do cartão perdido/roubado e o envio de outro cartão.

Sou Pessoa com Deficiência (PCD), tenho direito ao vale transporte?

Tem. Os direitos são iguais para todos os beneficiários. Mas, caso a sua deficiência seja relacionada à dificuldade motora, sugerimos cadastro no Programa Passe Livre, da SJDHDS – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Não uso o transporte público da minha cidade. Mesmo assim o vale transporte será descontado de meu salário?

Não. Se você optou por não usar o vale-transporte, você receberá seu salário sem o desconto de 6% referente ao uso do Vale transporte.

Posso optar por não receber o vale transporte?

Pode. Ao ser contratado (a), no ato da admissão, você deverá preencher uma ficha autorizando ou não o recebimento e desconto referente ao vale transporte.

Quanto recebo de vale transporte?

Você receberá como crédito no seu cartão (SalvadorCARD ou Metropasse) o valor referente a duas passagens de auxílio transporte por dia de trabalho. Este valor tem o limite de até R$ 8,00.

Como recebo meu vale transporte?

– Pode ser recebido de duas formas:
SalvadorCARD, caso use o transporte de Salvador.
Metropasse, caso use o transporte na Região Metropolitana e cidades do interior com sistema de transporte público regulamentado.

Quais são os outros descontos do meu salário?

Se você optar por receber vale transporte, vale alimentação/refeição e plano de saúde, os descontos mensais são:

Vale transporte – Desconto de 6% do salário (R$ 62,70)
Vale alimentação/refeição – Desconto de 20% do valor que será creditado no seu cartão de vale alimentação ou refeição.
Plano de saúde – Desconto de R$ 87,10 se você escolheu o Plano Básico ou R$ 152,10 caso tenha preferido o Plano Especial.

O que desconta do meu salário?

Você recebe um salário mínimo (R$ 1.045,00 em 2020) e nele há um desconto fixo de 7,5% (R$ 78,37) que se refere ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sua contribuição para garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria.

O que é o Cursos AVA

O Programa de Aperfeiçoamento Profissional oferece cursos para que você se qualifique cada vez mais para o mercado de trabalho. Esses cursos são obrigatórios e oferecidos na modalidade de ensino a distância (EAD). Alguns dos cursos são comuns a todos, independente da sua formação técnica, mas ligados à sua área de atuação. Fique atento ao seu e-mail! Você receberá todas as orientações de acesso ao curso,quando este estiver disponível.

Quais o principais benefícios?

Saiba mais sobre salário, vale transporte, vale-refeição/alimentação, plano de saúde, salário família, férias, contracheque, fardamento, folha de frequência, programa de aperfeiçoamento profissional, monitoramentos, licenças e afastamentos.


Escritórios regionais
Selecione abaixo qual cidade você deseja encontrar informações
Salvador
Rua Visconde de Itaboray, nº 841, Amaralina, Salvador
Telefone: (71) 3103-7500
E-mail: primeiroemprego@flem.org.br
Feira de Santana
Av. Presidente Dutra, nº 1.000, Centro, Feira de Santana (dentro do Núcleo
Territorial de Educação - NTE 19)
Telefone: (75) 99164-9110
E-mail: flem.feiradesantana@gmail.com
Santo Antônio de Jesus
Av. Roberto Santos, SN, Shopping Itaguari, Centro, SAJ (dentro do SAC)
Telefone: (75) 99716-5922
E-mail: flem.santoantoniodejesus@gmail.com
Vitória da Conquista
Av. Presidente Vargas, nº 61, Alto Maron (dentro da UESB - Universidade Estadual
do Sudoeste da Bahia)
Telefone: (77) 99808-0378
E-mail: flem.vitoriadaconquista@gmail.com
Teixeira de Freitas
Rua Flaviano Guimarães, nº 27, 1º andar, sala 02, Teixeira de Freitas.
Telefone: (73) 99964-8617
E-mail: flem.teixeiradefreitas@gmail.com
Irecê
Praça Clériston Andrade, nº 100, Centro, Irecê
Telefone: (71) 99959-4364
E-mail: flem.irece@gmail.com
Ilhéus
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rod. Jorge Amado, Km 16, Salobrinho, Ilhéus
(dentro da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz)
Telefone: (73) 0000-0000
E-mail: flem.ilheus@gmail.com
Jequié
Av. Otávio Mangabeira, SN, Mandacaru, Jequié
Telefone: (73) 98841-8137
E-mail: flem.jequie@gmail.com
Juazeiro
Avenida Mestre Lula, nº 337, Centro, Juazeiro
Telefone: (74) 99953-5843
E-mail: flem.juazeiro@gmail.com
Próximos eventos

Conheça também:
← arraste para os lados →
Bahiater
Parceira desde o ano de 2015, a Flem presta serviços especializados de apoio à gestão e execução de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER para agricultura familiar e comunidades tradicionais nos territórios de identidade da Bahia.
Pró Semiárido
Texto preliminar que fale de maneira resumida sobre o projeto. Deve ser um texto que seja interessante para estimular o usuário a querer acessar o projeto e saber mais.
Projetos Especiais
Com destaque no desenvolvimento de pessoas para inserção no mundo do trabalho, a Flem foi premiada, no ano de 2019, com o Selo de Boas Práticas da Aprendizagem Profissional. Atualmente, dois grupos de jovens aprendizes integram os projetos especiais: Artemente e FlemSocial.
SDR/CAR
Texto preliminar que fale de maneira resumida sobre o projeto. Deve ser um texto que seja interessante para estimular o usuário a querer acessar o projeto e saber mais.
Pró Turismo
Texto preliminar que fale de maneira resumida sobre o projeto. Deve ser um texto que seja interessante para estimular o usuário a querer acessar o projeto e saber mais.
IPAC
Texto preliminar que fale de maneira resumida sobre o projeto. Deve ser um texto que seja interessante para estimular o usuário a querer acessar o projeto e saber mais.
Bahia Produtiva
Texto preliminar que fale de maneira resumida sobre o projeto. Deve ser um texto que seja interessante para estimular o usuário a querer acessar o projeto e saber mais.
Bahia Pesca
A FLEM é parceira da Bahia Pesca desde 2016, prestando serviços especializados de apoio à gestão e execução de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER para marisqueiras, pescadores e aquicultores da região do Baixo Sul.
Projeto CEASA
Texto preliminar que fale de maneira resumida sobre o projeto. Deve ser um texto que seja interessante para estimular o usuário a querer acessar o projeto e saber mais.
SUDESB
Texto preliminar que fale de maneira resumida sobre o projeto. Deve ser um texto que seja interessante para estimular o usuário a querer acessar o projeto e saber mais.
FLEM NAS
REDES SOCIAIS