Aconteceu na manhã da última terça-feira (7), na sede da Fundação Luís Eduardo Magalhães, o workshop Técnicas de Voz e Oratória para Jovens Empreendedores. A atividade reuniu profissionais de diversas áreas que puderam fazer uma auto avaliação sobre suas competências na comunicação, aprender a lidar com o medo ao falar em público e a estabelecer conexões efetivas com o outro para se comunicar melhor.

Para o fonoaudiólogo e coaching em voz Ivan Alexandre, se comunica bem quem se conhece, desenvolve atenção plena ao falar e consegue gerar conexões genuínas pois, segundo ele, a verdadeira oratória é “falar com o outro e não para o outro”. Ivan deu dicas de como melhorar a comunicação ao orientar, por exemplo, que a palavra “não” seja substituída nos pensamentos e fala. “Ao invés de pensar ‘não vou ter medo’, pense: ‘serei corajoso’”.

O coaching falou também o quanto é importante organizar os pensamentos, emoções e ações de forma positiva ao se comunicar. “Conhecer o conteúdo que se quer transmitir também é fundamental. Se está inseguro, estude sobre o assunto”, complementou.

A turismóloga Paula Aragão avaliou a experiência: “O conhecimento partilhado além de expandir a nossa visão no âmbito da comunicação, nos apresentar técnicas para apresentação em público, nos trouxe dicas preciosas para o nosso desenvolvimento pessoal”. Taiana Figueiredo, jornalista, falou da importância do aprendizado adquirido para a sua prática profissional. “Mesmo trabalhando na área de comunicação, sempre achei a minha voz feia, estranha. Hoje entendi que o mais importante é transmitir a mensagem com clareza, estabelecer uma conexão verdadeira com o ouvinte”, explicou.

Ivan Alexandre concluiu convidando os participantes a deixarem o medo de lado: “acima de tudo, aposte todas as suas fichas em você, se prepare, pratique e os resultados serão surpreendentes”.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *