ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nesses 20 anos, a FLEM tem-se afirmado como uma instituição inovadora, ao atuar como incubadora para o desenvolvimento de empreendimentos que permitiram a gênese de novas tecnologias, metodologias e serviços.

Como exemplo expressivo tem-se a concepção e implementação da sistemática de certificação ocupacional, pioneira no Brasil, para a qual se contou com a consultoria do American Institute for Research (AIR). A aplicação dessa ferramenta já está consolidada no campo da educação, com a certificação e recertificação de profissionais do quadro da Secretaria da Educação – dirigentes escolares, professores alfabetizadores, professores de disciplina e coordenadores pedagógicos.

A Fundação vem empreendendo esforços no sentido de disseminar essa ferramenta no âmbito de outros estados, já tendo sido aplicada, com sucesso no Estado do Acre, assim como no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, sendo este último especificamente para a certificação e recertificação de dirigentes escolares. Ademais, a FLEM realizou o pré-teste de itens para o Exame de Avaliação de Competências Ocupacionais de Professores do Ensino Fundamental do Estado de Minas Gerais.

A Fundação Luís Eduardo Magalhães (FELM) tem desempenhado um papel germinativo, ao prestar o suporte técnico e operacional ao seu cliente-prioritário, o Estado da Bahia, bem como outros órgãos da iniciativa pública e privada, na formulação, implementação e gestão de diversos programas e projetos estratégicos, amparado em convênios de cooperação técnica ou contratos de prestação de serviços.

São exemplos a formulação do Programa Estadual de Logística de Transportes (PELTBAHIA), a concepção do modelo institucional da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE), a concepção e co-gestão do Programa Jovens Baianos e a implementação de projetos prioritários nas áreas de saúde e educação, muitos dos quais com financiamento de organismos internacionais.

Outro elemento de destaque na trajetória da FLEM é a sua atuação no campo da capacitação, aperfeiçoamento e formação de pessoas, que oportunizou a disseminação de informações e conhecimentos, a reflexão e a discussão de novas temáticas e a instauração de espaços de compartilhamento e de aprendizado. Os números alcançados são relevantes: cerca de um milhão de pessoas participaram de ações apoiadas ou promovidas pela Fundação.

Formulação de políticas, planos, programas e projetos

Formula, implementa e acompanha políticas, planos e ações estratégicas para a administração pública com foco na melhoria da qualidade dos serviços públicos e no desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente sustentável.

Desenvolvimento Institucional

Presta serviço de apoio técnico e operacional no campo de desenvolvimento institucional, na formulação e implementação de diagnósticos e análises institucionais. Desenvolve modelos de gestão inovadores e sistemas de informação customizados.

Apoio à Gestão de Projetos

Apoia técnica e operacionalmente projetos voltados à melhoria da qualidade dos serviços públicos e ao desenvolvimento humano sustentável, com o objetivo de estabelecer e aprofundar relações com entes públicos e privados.

Apoio a Projetos Sociais

Apoia, formula, implementa, acompanha e avalia programas e projetos sociais, bem como ações destinadas a transformar determinada realidade social, promovendo o desenvolvimento, buscando a igualdade de oportunidade e a valorização das potencialidades locais.

Apoio ao Desenvolvimento Sustentável

Apoia, formula, implementa, acompanha e avalia programas, projetos e ações direcionadas à mobilização social e ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável.

Soluções Educacionais

Promove parceria com instituições de ensino para planejar, fomentar, coordenar, assistir, avaliar, supervisionar e executar cursos de extensão e pós-graduação.

Organização de Eventos

A FLEM desenha e realiza eventos sob medida, atendendo às necessidades específicas de seus clientes, em especial eventos corporativos. O Centro de Eventos da FLEM conta com duas unidades – no CAB são dois auditórios com capacidade para 360 e 120 pessoas, respectivamente, sala vip, além de área livre coberta e jardim para integração social.

Na sede, em Amaralina, conta com um auditório com capacidade para 120 pessoas, um mezanino do Auditório, um espaço multifuncional com capacidade para 80 pessoas, duas salas de aula com capacidade para 60 e 50 pessoas, respectivamente, além de uma sala de reunião para 25 pessoas.

Estudos e Pesquisas

Desenvolve estudos e pesquisas para um melhor conhecimento da realidade, projeção de cenários e indicadores para o subsídios para a formulação de políticas e programas.

Avaliação e Certificação de Competências Ocupacionais e de Desempenho

Atua na certificação de profissionais por meio de tecnologia com o objetivo de atestar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes indispensáveis ao exercício de ocupações profissionais. O sistema de certificação ocupacional possibilita a definição clara e objetiva de padrões de competências de cargos e a profissionalização em diferentes áreas de atuação. A FLEM é pioneira, no Brasil, em certificação na Administração Pública.