Notícias

Notícias
compartilhar
17 outubro, 2024

Novos representantes eleitos do Projeto Primeiro Emprego 2024 iniciam mandato

O Projeto Primeiro Emprego (PPE) tem novos representantes eleitos que foram apresentados em cerimônia online, realizada nesta quarta-feira (16). O ato de inauguração do mandato dos representantes do PPE 2024 contou com a presença da diretora-presidente da FLEM, Taynar Santos, do coordenador geral de Políticas para a Juventude do Estado (Cojuve), Nivaldo Millet, da diretora geral da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), Lizandra Amim, e do coordenador de Acompanhamento de Políticas Sociais da Casa Civil, Antônio José Assis.

Garantida pela Lei nº 14.395/2021, a eleição dos representantes é realizada por meio do voto direto e visa fortalecer o projeto, permitindo uma construção coletiva através do diálogo permanente com os beneficiários eleitos. Esse ano, as eleições aconteceram de 5 a 8 de setembro, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Durante a cerimônia, todos os novos representantes receberam orientações sobre as atribuições do cargo e esclarecimento de dúvidas sobre o mandato. Ex-beneficiária e representante do PPE durante seu período no projeto, Átina Batista deu seu depoimento, lembrando aos colegas a representatividade de um líder estadual: “É muito importante e vale para dentro e para fora do projeto. Um líder estadual leva para sociedade o que é e a importância social do Projeto Primeiro Emprego”.

Eleitos de forma democrática e com representação por unidades de lotação, os novos líderes passarão por uma formação sobre o papel social e político como cidadãos e agentes públicos, desenvolvendo habilidades para maior construção de voz ativa e garantindo que opiniões e demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que afetam a sua comunidade.

“Quando permitimos que todos tenham espaço para se manifestar, enriquecemos os processos decisórios, tomando decisões mais colaborativas, alinhadas às necessidades e expectativas de todos e todas que compõem a sua unidade de lotação”, destacou Taynar Santos, que aproveitou o momento para parabenizar e dar as boas-vindas aos jovens eleitos.

O coordenador da Cojuve, Nivaldo Millet, lembrou do tempo no Colégio Presidente Costa e Silva, na Ribeira (Salvador). “Atuar como representante é uma tarefa complexa e cotidiana, que vamos exercendo ao longo do tempo, capaz de aperfeiçoar a política pública para juventude, permitindo inclusive ampliar o alcance dela”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Primeiro Emprego

Lançado em 2016, o Projeto Primeiro Emprego – PPE já beneficiou mais de 20 mil pessoas em todo o estado. De novembro de 2023 até o início de junho deste ano, 2.050 egressos dos cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional ingressaram no Governo do Estado como beneficiários do PPE.

As contratações foram realizadas por meio da FLEM e da FESF-SUS, a partir de convênios com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb). A iniciativa garante aos beneficiários a oportunidade de trabalhar pela primeira vez, com carteira assinada, em suas áreas de formação, atuando em órgãos do Governo do Estado, em Salvador e em municípios do interior.

Os beneficiários são convocados a partir do ranking de notas e atuam por meio de contrato com duração de até 24 meses, com remuneração de um salário mínimo, auxílio transporte e alimentação, além de assistência médica opcional.

FLEM NAS
REDES SOCIAIS