Para apresentar equipamentos museológicos do Estado e promover a educação por meio de experiências imersivas, o Programa Estudantes nos Museus levou, nesta quarta-feira (6/11), alunos dos colégios estaduais Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro de Periperi, e Dona Mora Guimarães, no bairro de Fazenda Grande I, para uma visita guiada ao Museu de Arte da Bahia (MAB) e ao Museu Geológico da Bahia (MGB), em Salvador.

Museu de Arte da Bahia
Na oportunidade, os estudantes tiveram acesso a diversas exposições, entre elas “DEF Contexto” e “Jardim de Luís Dias”, no MAB, e ‘Fósseis da Bahia”, “Meteoritos”, “Otto Billian”, no MGB, além, de assistirem, na Saladearte Cinema do Museu, ao filme “Áfricas”, uma gravação do espetáculo infantojuvenil do Bando de Teatro Olodum que reúne contos africanos.
A diretora do Colégio Nossa Senhora de Fátima, Cássia Aragão, destacou a importância do programa principalmente para os estudantes da periferia de Salvador. “Essa iniciativa que oportuniza que alunos que vivem em regiões mais carentes possam visitar os museus faz com que eles estejam mais perto da cultura. Há uma dificuldade financeira mesmo para que eles consigam ter acesso a esses espaços”, afirmou.
O estudante Jonas Sampaio, 18 anos, do Colégio Nossa Senhora de Fátima, falou com entusiasmo sobre sua primeira vez no Museu Geológico. “Nunca estive, mas é o que amo desde pequeno e é muito empolgante ver de perto. Para muitas pessoas pode parecer desinteressante, mas eu acho muito importante, até mesmo para compreender mais sobre o nosso planeta e sobre as coisas do nosso passado”, contou.
“É a primeira vez de muitos alunos da nossa escola nesses espaços de museus, acesso à arte, à cultura”, destacou o professor de História do Colégio Dona Mora Guimarães, Iuri Barros, acrescentando que é fundamental que numa cidade histórica como Salvador esses estudantes sejam inseridos nesses espaços para ver de perto as contribuições artísticas e culturais.
Sobre o programa
O Programa Estudantes nos Museus é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), e a Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a FLEM.
Por meio do programa, estudantes da rede estadual participam de visitas guiadas ao Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte da Bahia (MAB), Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), em Salvador, e o Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu.
Excepcionalmente nesta semana, os estudantes que participaram do programa visitaram o MGB, em virtude da realização de visita do G20 ao MAC-Bahia.