Notícias

Notícias
compartilhar
28 março, 2023

SDE, FLEM e permissionários comemoram 50 anos da Ceasa

A Ceasa – Central de Abastecimento de Salvador comemorou 50 anos de história nesta terça-feira (28/3). A solenidade aconteceu na sede administrativa, na Rodovia Cia-Aeroporto, com presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, o superintendente de Gestão Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo (SUDEP/SDE), Alisson Gonçalves, o presidente da FLEM, Rodrigo Hita, o presidente da Associação de Permissionários da Ceasa (Aspec), Márcio Roberto de Almeida, e o padre José Carlos.

O equipamento, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a FLEM, ocupa atualmente a 8ª posição no ranking nacional de movimentação de mercadorias das centrais de abastecimento, emprega de forma direta 6 mil trabalhadores e comercializa mais de 140 itens que compõem a cadeia de produtos hortifrutigranjeiros. Somente em 2022, foram comercializadas 565 mil toneladas de alimentos, representando uma movimentação econômica na ordem de R$ 2,3 bilhões.

O presidente da FLEM destacou o importante trabalho dos permissionários e trabalhadores, que fazem o dia a dia da Ceasa e tornam este equipamento cada vez mais “forte e punjante”. “Nós estamos na FLEM vai fazer 4 anos. E esta nova gestão tem se mostrado preocupada e com muita vontade de, junto com vocês, construir uma Ceasa cada vez melhor”, afirmou Hita.

O evento contou ainda com apresentação do Coral da Flem e homenagens a um dos permissionários mais antigos, Manoel dos Santos, conhecido popularmente como Seu Bonitinho, e à coordenadora operacional da Ceasa, Cristiane Dada, que há 25 anos se dedica às atividades na Central de Abastecimento.

Histórico

A Ceasa foi fundada em 1973 com o objetivo de racionalizar e otimizar os processos de comercialização e abastecimento de produtos alimentícios, disponibilizando infraestrutura, gerenciamento, apoio logístico e serviços complementares, além de priorizar a regularidade da oferta, o fluxo de informações no segmento da produção e o fortalecimento do livre comércio.

Atualmente, além da Ceasa, a SDE, em parceria com a FLEM, é a responsável pela gestão de mais quatro equipamentos de comercialização no varejo, conhecidos como mercados varejistas ou ceasinhas, nos bairros do Ogunjá, Rio Vermelho, Paripe e Sete Portas.

Funcionamento

Às segundas, quartas e sextas-feiras, os portões abrem às 3h para permissionários e funcionários e às 4h para clientes. Às terças, quintas e sábados, a abertura dos portões é às 5h para todos. De segunda a sexta, encerra às 17h e aos sábados, às 13h.

*Com informações da ASCOM/SDE

FLEM NAS
REDES SOCIAIS